sábado, 28 de janeiro de 2017

Resenha, livro: O Segredo do Meu Marido

"Você podia se esforçar o quanto quisesse para tentar imaginar a tragédia de outra pessoa — afogar-se em águas congelantes, viver numa cidade dividida por um muro —, mas nada dói de verdade até acontecer com você."
Título: O Segredo do Meu Marido
Autor(a): Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 366
Ano: 2014

Sinopse: 

"Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta para ser aberta apenas depois que ele morresse. Imagine também que essa carta revela o pior e o mais profundo segredo dele – algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você esbarra nessa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo…Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar de sua pequena comunidade, uma esposa e mãe devotada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia – ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela.Emocionante, O segredo do meu marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros – e, em última instância, a nós mesmos."

Resenha:

 Quando li a sinopse, imaginei que a história fosse focada apenas em Cecilia, mas não. O livro é narrado em terceira pessoa e é intercalado, a cada capítulo, a história de três mulheres.

 Cecilia, casada com John-Paul, encontra uma carta do marido que era para ser lida somente na ocasião de sua morte. Intrigada, ela resolve abrir a carta e, o conteúdo do envelope faz Cecilia, uma mãe e esposa totalmente organizada e sociável, perder o controle. Aquela carta vai afetar toda a sua vida, assim como a vida de outras pessoas.

"— Às vezes, as coisas simplesmente acontecem — comentou Connor. — Não se preocupe com isso."

 Tess, esposa de Will, é surpreendida em um dia com seu marido e sua prima/melhor amiga Felicity lhe contando que os dois estavam apaixonados. Desnorteada, Tess decide se mudar com seu filho Liam para a casa da mãe.

 Rachel, uma senhora solitária, carrega uma profunda dor: sua filha foi assassinada ainda adolescente e desde então, não consegue mais viver sem pensar nisso, sem cogitar qual seria o assassino e sem imaginar como seria sua vida se Janie estivesse viva.

"— Acho que isso mostra o que as pessoas são capazes de fazer pela liberdade. Nós apenas a consideramos natural."

 No começo, só acompanhamos a história dessas três mulheres que tem vidas comuns e de repente, sofrem grandes devastações. O livro vai se desenvolvendo e tudo acaba tendo uma conexão, uma ligação deixando os leitores surpresos.

 O que mais achei interessante no livro foi a mensagem que, acredito eu, a autora quis passar: todos nós, independente se um parece maior que o outro, temos problemas. As aparências enganam muito. Mesmo uma família que parece perfeita, pode estar desmoronando. Acho que essa é a grande sacada do livro.

 É um livro muito inteligente, com uma escrita muito boa, personagens extremamente cotidianos e com inúmeros ensinamentos. A autora aborda muito o tema casamento e vida conjugal, no quanto é complicado e maravilhoso ao mesmo tempo, de uma forma bastante real, o que achei bem legal. Foi o primeiro contato que tive com a autora e já estou ansiosa para ler as demais obras.

"O casamento era uma forma de loucura; o amor pairava sempre no limite da irritação."

Nota: 9/10






Nenhum comentário:

Postar um comentário