sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Resenha, livro: Clér

 Gente, meu coração ainda está em frangalhos. Apresento a vocês a resenha do romance de estréia do nosso autor parceiro Pablo Madeira, Clér. Um livro que todos deveriam ler.


Título: Clér
Autor(a): Pablo Madeira
Editora: Deuses
Ano: 2015
Páginas: 161

Sinopse:

 A decisão de sair da casa dos seus pais e ir morar com a sua tia em outra cidade foi necessária para Rodrigo. O jovem não suportava mais conviver com os problemas alcoólicos de seu pai, e ser feliz era algo que não podia mais ser adiado. Se assumir homossexual não era uma das escolhas mais fáceis, já que seu pai sempre dizia que jamais teria um filho gay. Além das novas amizades e do primeiro emprego, Rodrigo irá sentir pela primeira vez o tão falado “amor à primeira vista” ao conhecer o jovem Clér. Mas nem tudo é o que parece, e Rodrigo vai aprender que o preconceito pode existir em qualquer lugar e que, por esse motivo, às vezes precisamos guardar alguns segredos. Com uma escrita leve, o autor nos mostra de maneira direta uma realidade vivida por muitos. Uma história para rir e chorar. Impossível parar de ler.

Resenha:

Ainda estou buscando palavras para descrever as emoções que esse livro me passou, mas vamos à resenha. Achei que se tratasse apenas de um romance homossexual e o que recebi foi um soco no estômago.

 As coisas na casa de Rodrigo não andavam fáceis. Seu pai, além de alcoólatra, humilhava sua mãe e dizia que jamais aceitaria ter um filho gay. Cansado de tentar esconder sua sexualidade e de ver sua mãe naquele estado, Rodrigo decide ir morar com sua tia, Margarete. Lá ele encontrará o jovem Clér, e juntos, irão descobrir uma nova forma de amor.

 Minhas expectativas com o livro estavam muito altas, pois todos estavam falando bem do livro. Foi o meu primeiro livro com o tema homossexualidade e confesso, que no começo foi um pouco difícil imaginar tais cenas. Tudo por conta do mundo preconceituoso  em que vivemos, que dita os padrões do que consideram normal ou não.

 Mas essa fase logo passou e me vi apaixonada  pelo personagem do Rodrigo. Foi uma fase bem curta na verdade, porque eu devorei o livro em pouquíssimo tempo. Uma vez que você começa, não consegue mais parar. É uma história gostosa de se ler e impactante ao mesmo tempo.

 Para quem também não tem costume de ler sobre o assunto, não se preocupe, o livro não tem nada de pejorativo. É só uma história, como qualquer outra, que fala sobre o amor de dois jovens e os preconceitos que podem existir em volta disso.


 Eu amo livros que te fazem pensar, que acrescentam ou mudam algo na sua vida e definitivamente Clér é um exemplo disso. É o tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória á todos.

Capa:

A capa é um Amorzinho, não poderia ser melhor. " Clér " escrito em vermelho chama bastante atenção. Enfim, eu amei. Créditos á Helena Dias.

Quotes favoritos:

"Eu sempre admirei pessoas que não tinham vergonha de mostrarem quem realmente são, de enfrentar os olhares críticos da sociedade e mostrarem que o externo na maioria das vezes não quer dizer nada."

"Algumas pessoas não entendem que a vida é de cada um e que devemos fazer o que for preciso para nos sentirmos felizes do nosso jeito."





Nota: 10/10


Siga o autor nas redes sociais!

Instagram: 


Marque o livro como desejado no skoob: 


" Nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos. "
                   ( Henry David Thoreau )

4 comentários:

  1. Adoreiiii a resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro. Já li alguns contos cujo tema homossexualidade está presente, porém nunca li uma história que tratasse unicamente sobre o assunto. É incrível ver que temos ótimos autores nacionais e que a nossa literatura é de fato muito rica. Desejo muito sucesso ao autor! Já coloquei o título na minha wishlist, pois tenho certeza que a obra reúne inúmeros ensinamentos.

    Uma história como essa deve retratar as inúmeras dificuldades que as pessoas enfrentam por simplesmente serem homossexuais. Preconceitos bárbaros que estragam com vidas inteiras. Enfim, fiquei curiosa! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Pode comprar sem medo, tenho certeza que vai gostar, bjos ;)

      Excluir
  2. Meu Deus! Que resenha MARAVILHOSA. Muito obrigado pelo apoio :D

    ResponderExcluir